terça-feira, 19 de abril de 2016

Artistas se reúnem em noite cultural contra o machismo

Coletivo Feminista "DesAMORdaçadas"

Cantoras, atrizes, poetas e artistas plásticas de Florianópolis se reúnem hoje, na Noite Cultural Catarinas, no Bar e Café Tralharia, no centro da cidade. O evento com atrações culturais e venda de obras artísticas busca levantar recursos para a campanha de financiamento coletivo do Portal Catarinas. É também um ato em favor da democracia e da representatividade das mulheres na política e contra as pautas de um congresso conservador que tem se empenhado em caçar direitos, especialmente das mulheres. A campanha para a criação do portal de jornalismo especializado em gênero, feminismos e direitos humanos segue até a próxima quinta-feira, 21 de abril.


Joana Castanheira no musical Sempre Mulher
A cantora e atriz Joana Castanheira preparou um repertório especial de cantoras brasileiras e internacionais para interpretar na noite. Ela integra o musical “Sempre Mulher” da Cia Grito, no qual canta sobre o machismo na sociedade. 

Joana lembra que o evento ocorre dois dias depois da votação, pela Câmara Federal, da admissibilidade do impeachment da primeira mulher eleita presidenta do país. “Eu acho incrível um evento feminista na mesma semana. É uma forma de mostrar luta e resistência”, afirma a atriz. 

Na votação que parou o país, o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), um dos maiores críticos ao ensino de gênero na escola, usou o tempo de fala para elogiar o coronel Brilhante Ustra que torturou a presidenta Dilma Rousseff na ditadura. Com orgulho, o parlamentar associou o “sim” pelo impedimento da presidente ao “sim” pelo golpe de 64. “Eu acho que esse é o maior retrato do machismo e do patriarcado institucionalizados no nosso país. Esses homens são líderes políticos e esse é um fato que me deixa muito abismada, mas que reflete exatamente quem é que faz a nossa política”, acredita a cantora

DJ e ativista social Alexandra Peixoto
Para a DJ e ativista social Alexandra Peixoto, que vai comandar a discotecagem da noite, esse é um bom momento para levantar o debate sobre a representação das mulheres na política. Numa Câmara Federal formada por 468 homens e 45 mulheres, a maioria dos legisladores fez questão de mostrar que segue à risca a cartilha da tradicional família cristã com um discurso que transforma tementes a Deus em seres livres de qualquer suspeita. “A quantidade das palavras deus e família proferidas são inversamente proporcional ao compromisso desses crentes com os valores cristãos e com as famílias de 54 milhões de pessoas que votaram na Dilma. Confundem integralmente o público com o privado, o que é a gênese da corrupção. Ou seja, quanto mais falavam em deus e família, mais eu via na testa um neon escrito 'corrupto'", pontua Alexandra.


Cantora e compositora Renata Swoboda
Não por acaso, a maioria dos legisladores que mencionou Deus é contra os direitos das mulheres, homossexuais e outras minorias. “Feliz é a nação que tem o senhor como Deus” foi o discurso recorrente em defesa de um Deus heterossexual, branco e de classe média. O presidente da casa, Eduardo Cunha, que também pediu a benção divina para a sessão, tem pelo menos 200 domínios de cunho religioso na internet, 150 com menção a "Jesus". É de autoria dele o projeto que dificulta o direito à informação sobre aborto legal e pílula do dia seguinte em casos de estupro. “Mais que nunca temos que nos unir. Vamos à luta companheiras de arte! Vamos a arte companheiras de luta”, faz o chamado com otimismo a cantora Renata Swoboda que vai apresentar suas músicas autorais em um show intimista.

A Noite Cultural Catarinas conta ainda com a poesia marginal e libertária das "Desamordaçadas" que trazem uma "Intervenção Poético-literária". "Mudamos nossas escolhas de poesias justamente por causa do episódio de domingo. Esse encontro representa resistência!", conta a poeta Mirelle Mei. O evento começa às 18 horas e segue até a meia-noite. A entrada é franca. O projeto Catarinas pode ser apoiado em www.catarse.me/catarinas

Serviço:
O que: Noite Cultural Catarinas
Quando: 19 de abril

Horário: a partir das 18h 
Onde: Bar e Café Tralharia (Rua Nunes Machado, 104, centro - rua lateral à Kiberândia)
Quanto: gratuito


Por quê: por um mundo com igualdade entre homens e mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário