quinta-feira, 9 de junho de 2016

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica oferece cirurgia gratuita para vítimas de violência doméstica e estupro

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Ação social da SBCP-SC beneficiará mulheres e crianças com sequelas crônicas e será expandida para todo o País

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Santa Catarina (SBCP-SC) lança nesta sexta-feira, dia 10, às 14h, na sua sede em Florianópolis, a ação social “Atendimento em Cirurgia Plástica a Mulheres e Crianças com Sequelas Crônicas Vítimas de Violência Doméstica e Estupro”. A iniciativa é o piloto de um programa desenvolvido pela SBCP Nacional no Distrito Federal e nos 19 estados onde possui seccionais.

O objetivo do projeto é oportunizar cirurgias reparadoras sem custos a essas pessoas, bem como encorajá-las a denunciar situações de maus-tratos dentro de casa e ocorrências de estupro. Para tanto, a SBCP-SC realizará uma triagem entre os inscritos e mapeará o atendimento pelo Estado. “Como é uma ação gratuita, fizemos um chamado por voluntários, e os cirurgiões catarinenses estão respondendo muito bravamente a mais esta solicitação. Estamos recebendo apoio de profissionais de todas as regiões”, comemora o coordenador da ação Zulmar Accioli,

Ainda que o foco principal sejam mulheres e crianças, homens adultos e idosos que tenham sofrido os mesmos tipos de violência e consequência também podem pleitear o procedimento cirúrgico. “Todos em que permaneça uma deformidade crônica possível de ser mitigada pela cirurgia plástica, a exemplo de sequelas por queimaduras, cicatrizes causadas por arma branca e fraturas faciais”, explica o Accioli.

Os interessados devem entrar em contato com Susana de Oliveira pelo telefone (48) 9154-6537 a partir do dia 10 de junho e possuir o boletim de ocorrência (BO) emitido por uma delegacia de polícia. Posteriormente, a SBCP-SC informará aos selecionados datas e locais das operações. Todas as etapas são gratuitas e os pacientes serão atendidos em hospitais públicos e clínicas particulares conveniadas em diferentes regiões do Estado, priorizando as cidades mais próximas de suas residências.

A sede funciona na Rua Deputado Antônio Edu Vieira, n° 1414, no bairro Pantanal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário